A negociação de mercadorias de uma empresa para outra demanda uma série de questões de política de funcionamento. Algumas se diferem no prazo de entrega, quantidade de mercadorias para determinar o valor final, enfim, cada empresa tem seu modo de comercializar suas mercadorias. Muitas vezes para conseguir um bom negócio você precisa comprar uma quantidade grande de mercadoria e se depara com problemas de armazenamento. Por isso, a natureza de operação de venda para entrega futura é ideal para essa modalidade de negociação.
Se sua empresa não possui espaço físico para acomodar a mercadoria comprada, ou esta mercadoria possui combinações muito variadas, tornando a possibilidade de manter um estoque inviável, ou ainda, o seguimento pede fabricação personalizada, essa natureza de operação caracterizada como: venda para entrega futura.
Com essa opção, o fornecedor pode faturar a venda antes que ocorra a circulação da mercadoria para entrega, seja por comodidade do cliente ou porquê a mercadoria, objeto da venda, ainda será produzida. Atende a essas necessidades no caso de fazer a compra e não manter o estoque do item em seu estabelecimento.
Quando você faz esse tipo de negociação, uma nota fiscal será emitida com o código CFOP 5.922, para operações internas (Lançamento efetuado a título de simples faturamento decorrente de venda para entrega futura) ou 6.922, para operações interestaduais (Lançamento efetuado a título de simples faturamento decorrente de venda para entrega futura).
Para que você entre com essa nota fiscal de venda para entrega futura no seu sistema de gestão, o CFOP será 1.922, para operações internas (Lançamento efetuado a título de simples faturamento decorrente de compra para recebimento futuro) ou 2.922, para operações interestaduais (Lançamento efetuado a título de simples faturamento decorrente de compra para recebimento futuro).
Ao receber a mercadoria, que pode ser aos poucos, ela virá com uma nota fiscal individual, com o código CFOP: 5.117 ou 6.117 (Venda de produção do estabelecimento originada de encomenda para entrega futura).
A entrada desta nota fiscal deverá obedecer ao código 1.117/2.117(Compra para comercialização originada de encomenda para recebimento futuro)
A natureza da operação é muito importante, pois é ela quem faz a identificação do tipo de circulação que a mercadoria se destina e é através deste código que será definido o quanto de ICMS e IPI será tributado nesta operação destacada.
O preenchimento incorreto poderá incorrer em tributações erradas e a necessidade de correções das notas fiscais, a fim de evitar problemas na receita federal. Por isso, é preciso ficar atento ao modo de entrada dessas notas fiscais.
Para que você possa entender melhor como funciona essa forma de emissão de nota fiscal e todas as tributações que envolvem a venda para entrega futura, a Arruda Empresarial criou um e-book para esclarecer todas as suas dúvidas em relação a essa natureza de operação.
Acesse agora mesmo o site e faça o download do e-book ou entre em contato com nosso escritório de contabilidade em Guarulhos. Estamos sempre à disposição em oferecer o melhor serviço de gestão contábil para sua empresa.