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Como Organizar o Fechamento Anual da Contabilidade

O fim de ano é um período em que há grandes movimentações quanto às obrigatoriedades contábeis e fiscais que devem ser transmitidas aos órgãos fiscalizadores. Um dos processos que mais gera preocupação entre contabilistas e empreendedores é o fechamento anual da contabilidade de uma empresa.

O Código Civil Brasil determina em seu Art. 1.179 que as organizações são obrigadas a contar com um sistema de contabilidade padrão e a realizar o fechamento anual contábil, com o intuito de levantar o balanço do patrimônio e apurar o resultado econômico que as empresas tiveram durante o ano. 

Como o nome sugere, o fechamento contábil é a demonstração dos resultados que a empresa obteve durante o ano, através de relatórios contábeis elaborados ao decorrer do ano. Nestes relatórios é possível encontrar a situação do patrimônio da empresa, o total de direitos, obrigações e bens, assim como o resultado do exercício, ou o DRE.

Como Organizar o Fechamento Anual da Contabilidade

Fazer o fechamento anual da empresa com eficiência e com dados confiáveis é fundamental para que o gestor possa verificar e analisar a viabilidade de seu negócio. Os relatórios apontam com grande precisão se a empresa está obtendo lucro e os números que comprovam o resultado, seja positivo ou negativo. A partir destes dados, o empreendedor pode tomar as melhores decisões para seu negócio.

Para realizar o fechamento anual da contabilidade corretamente é necessário ter atenção redobrada e conferir se é necessário algum ajuste na escrituração. A seguir conheceremos algumas ações que podem ser o primeiro passo para garantir a exatidão das informações contábeis:

  • Fazer o levantamento do balancete de verificação e conferir se a soma dos valores debitados é a soma dos valores creditados;
  • Observar o prazo de realização dos saldos e verificar se eles são classificados corretamente entre contas de curto prazo e de longo prazo;
  • Observar as disposições da lei tributárias ou da legislação especial e observar também se nos registros já realizados não impacto a ser refletido.

Parece complicado? Cada setor empresarial precisa seguir determinadas leis, fiscalizações, documentações e outros requisitos. Por isso, é necessário obter todas as informações com o escritório de contabilidade especializado para realizar o fechamento anual completo. De modo geral, os documentos necessários para o fechamento contábil anual são:

-Notas fiscais;

-Folha de pagamento dos funcionários;

-Guia de impostos e contribuições;

-Recibos de pagamentos de autônomos e cooperados;

-Contas mensais como: água, luz, telefone fixo, telefone móvel, internet e estacionamento;

-Relatórios de fluxo de caixa;

-Controle do estoque mensal do ano inteiro;

-Outros documentos de pagamentos. 

Fechamento Anual da Contabilidade na Arruda Empresarial

Fundada em 1941, a Arruda Empresarial é um escritório de contabilidade em Guarulhos com ampla experiência e conhecimento técnico em contabilidade para empresas de diversos setores e segmentos. Os profissionais são altamente qualificados e constantemente atualizados para oferecer o melhor trabalho e informações para organização de sua empresa. Entre em contato e saiba como realizar o fechamento anual da contabilidade com segurança.

Flaubert