Categorias Dicas

Dicas de Como Fazer Planejamento Tributário

Todo empresário está ciente da parcela generosa que os tributos ocupam nos balanços no final do mês. São tributos municipais, estaduais e federais cobrados sobre as atividades da empresa, sobre o lucro, sobre as compras e vendas e por aí vai. Não há como deixar de pagar tributos, afinal eles são parte das obrigações legais para que sua empresa funcione corretamente. Mas há uma maneira de analisar todos os tributos que a empresa deve e fazer a gestão e o pagamento deles de maneira mais inteligente. Para isso há o chamado planejamento tributário. Mas o que é e como fazer planejamento tributário?

Toda empresa – seja ela pequena ou grande – precisa pagar uma série de tributos nas mais diferentes esferas. O que muitos empresários às vezes não se dão conta é que alguns tributos podem não ser obrigatórios, outros podem estar sendo cobrados em valores maiores do que deveriam e ainda outros poderiam ter prazos mais flexíveis de pagamento. Para realizar essa organização existe o chamado planejamento tributário, ou seja, a gestão inteligente dos tributos que a empresa precisa pagar. Existem duas maneiras de se fazer isso: analisando as próprias leis existentes e encontrando opções de correção ou analisando a legislação para encontrar lacunas e brechas existentes nas leis, sempre visando pagar apenas os tributos realmente necessários. Mas como realIzar essa gestão? Vejamos.

Como Fazer Planejamento Tributário

Lidar com gestão de tributos é uma tarefa que pode acabar tirando o sono de muitos empresários, especialmente os proprietários de empresas de pequeno e médio porte. As legislações municipais, estaduais e federais podem ser extensas e complexas e parar para analisá-las não é uma tarefa das mais divertidas, embora seja necessária. Para facilitar o planejamento tributário, algumas dicas podem ser seguidas.

Defina a equipe que irá realizar o trabalho: Se você possui uma empresa de porte médio ou grande provavelmente tem um departamento com profissionais especializados em contabilidade e que poderão ficar a cargo da tarefa de realizar o planejamento tributário. Caso possua uma micro ou pequena empresa, uma boa dica é contratar os serviços de um escritório de contabilidade. Mesmo que você não seja especialista, fique sempre por dentro do planejamento, se inteirando com o andamento das análises e buscando entender o porquê de cada decisão.

  • Defina cronograma e periodicidade: A legislação está em constante mudança, novos tributos são criados, alguns modificados e, em certos casos, alguns são até extintos. Além disso a própria empresa é um organismo vivo, em constante mudança. Por isso é preciso definir uma periodicidade para a realização do planejamento tributário, porque o resultado de um planejamento nunca será igual ao anterior. Outra decisão importante é a realização do cronograma dos trabalhos do planejamento. Tal cronograma norteará os trabalhos e facilitará sua execução.
  • Recolha as informações: Você vai precisar analisar as bases de cálculos de sua empresa para encontrar, elencar e analisar os tributos incidentes. Algumas dessas bases são: compras, despesas operacionais, faturamento, serviços tomados pela empresa, margem de lucro por atividade, folha de pagamento de colaboradores e investimentos previstos.
  • Analise cenários: Após recolher as informações sobre tributos de todas as bases de cálculos, você terá em mãos informações que te permitirão tanto analisar o cenário atual da empresa quanto projetar diversos cenários futuros possíveis. Aproveite para simular todas as situações tributárias possíveis. Nessas simulações leve em conta pontos como: receitas, mão de obra, lucratividade, compras, despesas operacionais, dentre outros.
  • Tome decisões: Nenhum empresário pode violar a lei ou deixar de pagar os tributos obrigatórios. Mas a legislação é complexa e, quando bem analisada, nota-se que ela dá margem a algumas interpretações e brechas que podem ser usadas a favor do seu negócio. Quando bem realizado, o planejamento tributário pode resultar em economia financeira, gestão inteligente e uma melhor tomada de decisões visando o crescimento saudável do negócio.

Não Exite em Pedir Ajuda Especializada

Não importa se sua organização é pequena ou grande, os serviços de um bom escritório de contabilidade com experiência de mercado podem ser altamente úteis na hora de realizar o planejamento tributário de sua empresa. Nesse sentido, a Arruda Empresarial é referência em Guarulhos e em toda Grande São Paulo quando o assunto é contabilidade empresarial. Com mais de 77 anos de experiência de mercado, a Arruda Empresarial conta com um time de especialistas que atuam em áreas como gestão de contabilidade, gestão de recursos humanos, gestão fiscal, consultoria e controle de documentação. Entre em contato e descubra o quanto o escritório pode fazer pela sua empresa.

Flaubert