O endomarketing é uma estratégia de marketing institucional focada em ações internas na empresa. É uma atividade chamada também de marketing interno e tem como principal objetivo melhorar a imagem da empresa entre os funcionários, resultando assim em uma equipe mais motivada e reduzindo o turnover.
Como mencionamos anteriormente o endomarketing é uma das maneiras mais eficientes para reduzir o turnover e atrair profissionais altamente qualificados para a empresa. A estratégia ajuda na criação e desenvolvimento de uma imagem de um bom lugar para trabalhar, mostrando para os colaboradores que aquele pode ser o emprego dos sonhos.
Dicas de Estratégias de Endomarketing
A seguir conheceremos algumas dicas importantes, ótimas para realizar estratégias de endomarketing. Vamos conferir!
- Benefícios extras aos colaboradores: além do plano de saúde, do vale alimentação e auxílio transporte, existem outras vantagens que podem ser concedidas aos colaboradores. Podemos utilizar como exemplo os cupons de desconto, convênios com academias, home office, espaço para animais ou crianças pequenas. É muito interessante oferecer benefícios diferenciados que podem auxiliar no bem-estar dos colaboradores. Algumas empresas trabalham também com bonificações para funcionários com melhores desempenhos, fornecendo bônus ou alguma premiação;
- Realização de palestras e eventos motivacionais: esta é uma peça fundamental para acrescentar de forma positiva no desenvolvimento profissional e pessoal de cada colaborador. As palestras servem de motivação, como um incentivo aos funcionários para crescerem ou aumentarem o foco em seus projetos. Além disso, é importante também
expor a missão e visão da empresa, quais são suas metas e como elas podem ser alcançadas com trabalho em equipe e com muita dedicação; - Comunicação interna: investir na comunicação interna da empresa é uma das estratégias de endomarketing que mais dão certa. A empresa deve manter um canal direto com o colaborador, para que desse modo, ele consiga ter fácil acesso às atividades da empresa;
- Espalhe bons exemplos: para manter um bom ambiente empresarial é possível investir em ações que mostrem os resultados atingidos por aqueles colaboradores que conseguiram apresentar serviços com alto nível de qualidade;
- Espaços e eventos colaborativos: A realização de Happy Hours e de festas corporativas são as iniciativas mais comuns para aumentar a proximidade e amizade entre colaboradores. Um encontro mais descontraído, como um almoço ou café da manhã mensal, é uma oportunidade ideal para que todos possam se conhecer melhor e trocar ideias;
- Capacitação dos colaboradores: ainda mais do que vantagens e benefícios, é fundamental também cuidar de questões que não são de responsabilidade do colaborador, no caso, o conhecimento. Investir em treinamentos é apostar em profissionais melhores preparados para realizar as atividades. Essa estratégia é fundamental para que os funcionários possam melhorar cada vez mais seu perfil profissional nas atividades que realizam.
Essas são apenas algumas dicas para melhorar as estratégias de endomarketing. Investir no bom relacionamento com o colaborador pode mostrar que a empresa confia em seu trabalho e que reconhece o esforço realizado por ele para melhorar os resultados obtidos. Sendo assim, investir no endomarketing se torna essencial para o sucesso da empresa.
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