Quando falamos em sustentabilidade empresarial, estamos falando de um sistema que está cada vez mais em alta nos dias de hoje, fazendo com que as empresas desenvolvam um serviço mais eficiente, se preocupando não somente com seu lucro, mas também com as pessoas e com o mundo. Vale lembrar que a sustentabilidade é pautada sobre três pilares. São eles:
- O ambiental;
- O social;
- E o econômico.
Desse modo, o conceito de sustentabilidade observa que as organizações devem buscar a viabilidade financeira de seu negócio, mas sem deixar de lado questões ambientais e o bem-estar social, contribuindo assim, para uma sociedade mais saudável.
Buscando o equilíbrio entre esses três princípios, mencionados nos tópicos, a empresa conseguirá garantir a sustentabilidade do planeta. Esta é uma pauta urgente, tendo em vista que o aumento do consumo pela sociedade, levou a exploração predatória dos recursos naturais, colocando em risco as reservas ambientais. Por conta disso, surgiu uma pressão mais forte da sociedade civil, organizações ambientais e também lideranças mundiais pelo fim do descaso com o meio ambiente.
Vantagens ao Investir em Sustentabilidade Empresarial
-
Publicidade positiva: cada vez os consumidores se mostram mais críticos e atentos aos processos produtivos das empresas. Podemos utilizar como exemplo o fato de grande parte das pessoas procurarem saber se a empresa testa ou não seus produtos em animais. Sendo assim, não resta dúvidas que investir na sustentabilidade da empresa pode reforçar sua imagem, trazendo uma publicidade positiva, aumentando, consequentemente a competitividade no mercado;
-
Engajamento dos colaboradores: a sustentabilidade pode mostrar ao funcionário que ele está participando de algo maior e, desse modo, mostra também que suas atividades podem contribuir para um mundo melhor, beneficiando outros aspectos, não somente a empresa que este trabalha. Sendo assim, o colaborador pode se sentir orgulhoso, conseguindo se motivar ainda mais para trabalhar na empresa e, dessa forma conseguirá também apresentar um serviço mais eficiente;
-
Economia: é preciso tirar da cabeça que a sustentabilidade é obrigatoriamente uma atividade mais cara. Em curto prazo, pode ser que a compra de peças duráveis possa não ser tão lucrativa, mas a longo prazo, os valores se invertem. Investir em práticas sustentáveis faz também com que a cultura da empresa, no âmbito organizacional, mude, motivando os funcionários a desperdiçar cada vez menos.
Vale lembrar também alguns passos para aplicar a sustentabilidade empresarial na empresa. Tais como:
- Respeitar as leis ambientais;
- Utilizar equipamentos econômicos;
- Indicar o uso de transportes alternativos;
- Investir em treinamentos de sustentabilidade.
Agora que sabemos mais informações sobre sustentabilidade empresarial, é importante buscar por organizações que consigam aplicar essas técnicas em diferentes empresas. Para mais informações sobre o assunto, entre em contato com a Arruda Empresarial.