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Saiba Como Precificar os Serviços

Como colocar preços justos e ao mesmo tempo competitivos no meu serviço? Essa é a dúvida de praticamente todo empreendedor que está entrando no mercado. Também pudera, não é uma das questões mais fáceis de responder. Isso acontece porque a precificação depende de uma série de variáveis que devem ser levadas em conta. Sendo assim, como precificar serviços?

A primeira conta que a maioria das pessoas fazem é aquela que leva em consideração as despesas pela prestação do serviço mais o lucro que se pretende obter. A base desse raciocínio não está errada, mas como já sabemos, diversas variáveis devem ser levadas em consideração. De acordo com o Sebrae, quatro custos devem ser considerados:,

  • Custos Fixos: São aqueles gastos que não variam em função dos volumes produzidos;
  • Custos Variáveis: Conforme o nome sugere, são os gastos que variam proporcionalmente aos volumes produzidos;
  • Custos Diretos: São os gastos que podem ser apropriados diretamente ao produto ou ao serviço;
  • Custos Indiretos: São gastos que utilizam algum critério de rateio para serem incorporados aos produtos ou aos serviços. Também são chamados de despesas, justamente por não terem ligação direta com a produção.

Como Precificar Serviços na Prática

Já entendemos os quatro tipos de custos que incidem sobre o preço final. Mas como precificar serviços na prática? Confira o passo a passo:

  • Calcule o valor da mão de obra direta: Você deve escolher a maneira que mais considerar justa para calcular o valor da sua mão de obra: por hora, por dia, por mês. Para calcular tal valor diversos fatores devem ser levados em consideração: salários anteriores, experiência de mercado, grau de especificação do trabalho produzido, nível de escolaridade e por aí vai.
  • Calcule o valor dos materiais: Quais materiais você vai usar para executar o serviço? Ferramentas, notebook, papéis?. Não esqueça de nada.
  • Custos Variáveis: Água, energia elétrica, internet, gasolina, dentre outros. Calcule todo custo que você terá para executar o serviço e que variam de acordo com o volume produzido.
  • Custos fixos: Aluguel é um dos mais importantes custos fixos que devem ser considerados.
  • Defina sua margem de lucro: A definição da margem de lucro deve levar em consideração uma pesquisa junto aos concorrentes. O preço final proposto por você deve ser justo mas não excessivamente acima da média de mercado, o que poderia prejudicar sua busca por clientes. Também não é inteligente trabalhar com margens baixas de lucro apenas para obter clientes, isso pode acabar desvalorizando sua mão de obra no mercado.
  • Determine seu preço final: Com todos os dados acima levantados, a definição do preço final será mais justa do que a simples conta custo + lucro. Lembre-se que o mercado é dinâmico, por isso o reajuste nos preços dos serviços acaba sendo inevitável de tempos em tempos. A lei de oferta/demanda também vale: quanto mais específico o serviço que você oferece, mais caro ele será. Da mesma maneira, quanto mais saturado está o mercado em que você atua, menores tendem a ser os preços médios cobrados. O preço final de seu serviço pode ser cobrado de duas maneiras: por hora ou por serviço fechado. Quem irá avaliar qual a maneira mais vantajosa é você.
  • Ofereça opções ao cliente: Quanto mais diversificado é o orçamento que você propõe a seu cliente, mais chances terá de ele fechar negócio. Criar um pacote de serviços e oferecer descontos no pagamento a vista é uma estratégia que pode atrair mais clientes, por exemplo. Por outro lado, oferecer a possibilidade de parcelamento também pode ser uma boa ideia. Tudo depende de uma boa conversa e de tato de ambas as partes para negociação.
  • Solicite auxílio contábil: Uma das maneiras mais efetivas de como precificar serviços sem ter a dor de cabeça de achar que está errando é solicitar ajuda a uma assessoria contábil. Os profissionais de contabilidade têm expertise para definição de preços levando em consideração todas as variáveis descritas acima – e mais algumas que porventura se apliquem a seu serviço. É por isso que contratar os serviços de uma contabilidade acaba se mostrando altamente vantajoso.

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Flaubert