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Como Fazer a Gestão de Férias dos Funcionários

A gestão de férias é uma tarefa, geralmente, realizada pelo departamento de Recursos Humanos de uma empresa. Esta é essencial para qualquer empresa, isso porque tem como prioridade evitar que exista qualquer problema legal em relação aos colaboradores. É possível evitar, por exemplo, problemas clássicos, como é o caso do pagamento em dobro do valor das férias por conta de prazos vencidos. Através da gestão das férias dos funcionários, a empresa trabalha em cima de uma imagem positiva para estes, o que resulta em quadros motivacionais para que todos trabalhem com maior satisfação dentro da organização.

Passos Para Fazer a Gestão de Férias

  1. o primeiro passo é fazer a análise das leis trabalhistas. É importante prestar atenção na lei pois em casos onde o funcionário está há quase 2 anos sem tirar férias, independentemente de o período ser o mais atarefado para a empresa, ele está no seu direito e deverá tirar o período de férias.
    De acordo com a CLT, o período de descanso pode ser parcelado em até três vezes — um de no mínimo 14 dias e os outros não podem ser menores do que 5 dias. Desse modo, é possível conseguir um certo equilíbrio, pelo fato de que a instituição não sentirá os efeitos de uma longa ausência de funcionários e eles poderão usufruir de suas folgas merecidas;
  2. reconhecer a situação da empresa é outro passo para realizar a boa gestão das férias dos colaboradores. Em empresas sazonais, ou seja, que aumentam a produção em determinadas épocas do ano haverá períodos onde o funcionário não poderá solicitar as férias, justamente pelo fato de que é um período de bastante produção para a empresa.

    Em alguns casos, além de sua equipe fixa, a organização precisará também contratar mão de obra temporária para manter o número de funcionários para conseguir atender a demanda de serviço.

  3. é importante também preparar os demais funcionários para que estes não sejam prejudicados pela ausência de um funcionário. É fundamental que o substituto seja treinado para assumir as funções do funcionário que está em período de férias. Caso um funcionário de uma área da empresa tenha um treinamento adequado para trabalhar em outro setor, será possível realizar o chamado rodízio de funções;
  4. esclareça sempre a política de férias da empresa. Esse detalhe é fundamental para evitar alguns maus entendidos. Por exemplo, algumas diretrizes podem ser elaboradas e descritas em uma espécie de manual orientador do planejamento de férias para funcionários. Nesse documento poderão ser descritas algumas regras que visam o bem-estar coletivo e que uma os interesses da organização com os dos colaboradores;
  5. defina os prazos para que o calendário de férias seja confeccionado o mais depressa possível, conseguindo alcançar um nível maior de organização, para que todos os funcionários apresentem seus pedidos de ausência para o ano.

Agora que vimos a importância da gestão de férias, converse com os funcionários da empresa e mostre quais são as condições para que eles solicitem sua ausência. A gestão de férias é fundamental para a organização de uma empresa. Conte com a Arruda Empresarial para auxiliar contabilidade da sua empresa. Entre em contato para mais informações.

Flaubert