Artigos

Fechamento de Caixa: Dicas Para Não Errar !

Um dos principais momentos da rotina de um estabelecimento, seja ele de qual segmento for, é a hora do fechamento de caixa. Apesar de simples, deve ser executado de maneira atenciosa para que não ocorram erros que, caso venham a acontecer, podem comprometer todos os ganhos do dia. 

O fechamento do caixa é um processo administrativo que tem como objetivo verificar todas as entradas e saídas de recursos em um determinado período e também corrigir o saldo resultante quando há a necessidade.

Saiba Como Fazer o Fechamento de Caixa

A primeira dica importante para saber como fazer o fechamento de caixa é optar por um modo de controle que pode ser em Software, Excel e em último caso manual, tendo em vista que a classificação desses registros são mais seguros quando feito de forma automatizada. A seguir iremos elencar 4 dicas básicas para fazer o fechamento de caixa:

  • O primeiro passo é registrar a abertura de caixa. Registre o saldo inicial da abertura de caixa. Esse saldo contém notas e moedas para que o operador possa arcar com pequenas despesas, por exemplo, dar trocos para os clientes durante uma compra em dinheiro;
  • O segundo passo é fazer o registro de entradas e saídas. É importante que, além de registrar o saldo de abertura de caixa, seja registrado também todas as demais movimentações financeiras que ocorreram durante todo o dia. Podemos utilizar como exemplo: vendas, pagamentos, aplicações financeiras, recebimentos, devoluções, sangria de caixa – o recolhimento do excesso de dinheiro para que este fique em um lugar seguro – reforço de caixa – quando o caixa necessita de mais dinheiro para dar o troco ao cliente;
  • Conferir valores. Ao fim do expediente conte todos os valores e movimentações realizadas. Deve-se contar cheques, cédulas, comprovantes de cartões, pagamentos diversos, tickets;
  • O último passo de como fazer o fechamento de caixa da forma correta é somar todas as entradas, incluindo o saldo inicial e diminuir todas as saídas. O resultado deve corresponder exatamente ao saldo existente no caixa.

Agora que tem uma base de como fazer o fechamento de caixa, todas as movimentações ao fim do dia poderão ser registradas e o risco de ocorrerem déficits por perda de dinheiro diminui. O fechamento de caixa é uma prática diária que deve constar no controle mensal e anual de sua empresa. 

Quer saber mais dicas de como organizar a contabilidade da sua empresa? A Arruda Empresarial é um escritório de contabilidade em Guarulhos, com ampla experiência na contabilidade de empresas de diversos setores. Entre em contato e tenha mais informações e vantagens para a sua empresa.

Flaubert