O momento de fazer a entrada e saída de notas fiscais gera bastante dúvida na hora de preencher todos os campos solicitados pela sua ferramenta de gestão. Saber exatamente os códigos da tabela CFOP a preencher não é tarefa muito fácil, somente a empresa que possui um contador de plantão tem menor chance de errar na hora de emitir ou entrar com uma nota de circulação de mercadorias.
Sabendo da dificuldade em entender os diversos códigos criados pelo governo para controle da circulação de mercadorias no país, a Arruda Empresarial quer ajudar você a facilitar seu trabalho e evitar problemas com emissão ou entrada de notas fiscais erradas no sistema de controle de sua empresa e da receita federal. Acompanhe este artigo até o final e descubra como.
A tabela CFOP contém os códigos que serão necessários colocar no campo destinado a natureza da operação que está sendo realizada, ou seja, através deste número, que é controlado de onde vem e para onde vai as mercadorias que circulam dentro e fora do município, estado ou país. É a partir dessa natureza de operação que se determina o valor do tributo a ser cobrado.
A sigla significa Código Fiscal de Operações e Prestações, e estas operações podem ser de entrada ou de saída e a identificação do tipo de circulação vai definir o quanto de ICMS e IPI será tributado nesta operação destacada.
A tabela CFOP possui todos os códigos necessários para uma mercadoria circular. Nenhuma mercadoria poderá entrar ou sair de seu estabelecimento sem a nota fiscal devidamente declarada a que se destina esta mercadoria, seja ela comprada, devolvida ou trocada. Exemplificando:
Sua loja compra camisetas de uma fábrica para revender e ambas estão no mesmo estado. Ao sair da fábrica, esta encomenda sai com a natureza de operação 5101(venda de produção do estabelecimento). Ao dar entrada em seu estoque você irá usar o código 1102(compra para comercialização). Mas supomos que a mercadoria não esteja de acordo com seu pedido e ela deva retornar à fábrica, seu estabelecimento precisará emitir uma nota fiscal para a devolução com o código 5202 (devolução de compra para comercialização) ou caso tenha a possibilidade de fazer a troca, 5949 (outra saída de mercadoria ou prestação de serviço não especificado) ou 5915 (remessa de mercadoria ou bem para conserto ou reparo).
Seguindo a tabela CFOP de acordo com a sua necessidade, você não precisará se preocupar com as questões fiscais. Basta indicar o código correto para cada operação e estará livre de desgastes com problemas na receita federal por incoerência nas informações.
Códigos fiscais de operações e prestações para entrada sempre se iniciarão da seguinte forma:
1.000 – operações de entradas e/ou aquisições de serviços internas
2.000 – operações de entradas e/ou aquisições de serviços interestaduais
3.000 – operações de entradas e/ou aquisições de serviços do exterior
Códigos fiscais de operações e prestações para saída sempre se iniciarão da seguinte forma:
5.000 – operações de saídas e/ou aquisições de serviços internas
6.000 – operações de saídas e/ou aquisições de serviços interestaduais
7.000 – operações de saídas e/ou aquisições de serviços do exterior
Para que você não tenha mais dúvida na hora de aplicar o código de natureza de operação, a Arruda Empresarial disponibiliza uma tabela CFOP completa para download com todos os códigos existentes e atualizados. Acesse agora mesmo o site ou entre em contato com nosso escritório de contabilidade em Guarulhos. Estamos sempre à disposição em oferecer o melhor serviço de gestão contábil para sua empresa