Com o fim do ano se aproximando, muitas empresas já começam a traçar metas para que o próximo ano seja melhor e consiga trazer ótimos negócios, aumentando o lucro da empresa, mostrando que esta está crescendo e se desenvolvendo a cada ano que passa. Sendo assim, muitas empresas começam a pensar no chamado plano de contas. Mas você sabe como criar um plano de contas? Se não sabe, preste atenção nesse artigo, onde poderão ser colhidas dicas interessantes.
Primeiramente, vamos ao conceito do plano de contas. Trata-se de uma ferramenta muito poderosa, utilizada para registrar todas as movimentações financeiras da empresa. Através dela, os registros são classificados e codificados de maneira que a administração tenha uma visão mais aprofundada sobre a origem e sobre o uso de cada operação financeira.
Sua principal funcionalidade é a de padronizar os registros operacionais da empresa e deve ser criado com o objetivo de:
Uma dica importante é também escolher um software de gestão eficiente. Essa é uma dica que deve ser colocada em primeiro plano. Antigamente isso era realizado na ponta do lápis. Isso explica o porquê de um departamento contábil de uma empresa estar sempre mergulhado em arquivos e livros-caixa para dar conta da contabilidade de papéis que era necessário para essa atividade.
Graças a evolução na tecnologia, hoje, é possível encontrar uma série de softwares modernos que auxiliam na criação do plano contábil da empresa. Existem softwares financeiros delegados exatamente para essa tarefa.
O segundo passo é determinar quem ficará responsável pelo planejamento. Por um lado, é importante que todas as informações referentes às contas a pagar e receber da empresa estejam concentradas nas mãos de apenas um responsável. Desse modo, é possível evitar sistemas duplicados ou que tenham conflitos entre si. Isso pode trazer mais problemas do que soluções.
Porém isso não significa que o plano de contas deva estar somente concentrado no departamento financeiro da empresa.
Outro ponto importante é como criar um plano de contas gerencial. Como as contas de uma empresa nunca serão iguais às de outra, é recomendado que você monte algo personalizado para atender as demandas específicas de registro de sua empresa. Os três passos para isso são:
Agora que já sabe como como criar um plano de contas eficiente, organize sua empresa para que em 2020 a parte financeira da mesma tenha menos problemas e mais soluções.
Para tirar dúvidas a respeito da contabilidade de uma empresa, entre em contato com um dos representantes da Arruda Empresarial. Entre em contato para mais informações.