Notícias

Entenda a Importância da Gestão de Recursos Humanos

Após muitas décadas de evolução, chegamos a um patamar onde as empresas reconhecem cada vez mais que seus times de colaboradores são o grande trunfo do sucesso de seus negócios. O que alguns empresários talvez não parem para pensar é no quão importante é a gestão de recursos humanos para a manutenção e saúde do clima organizacional.

O departamento de recursos humanos é muito mais do que apenas aquele que seleciona e recruta novos colaboradores e faz a folha de pagamentos. Tal departamento também tem um papel fundamental de coordenar a administração emocional e comportamental dos funcionários da organização. É como se a empresa fosse uma máquina, os funcionários fossem as peças que fazem essa máquina funcionar e o departamento de recursos humanos fossem a força que realiza a manutenção das peças para garantir que a máquina funcione corretamente. 

A gestão de recursos humanos tem alguns papéis fundamentais dentro da organização, cabendo destacar:

  • Seleção de novos colaboradores: Talvez a atividade mais difundida do setor de recursos humanos, a seleção dos profissionais ideais para as vagas em aberto é mais difícil e complexa do que parece. Isso porque não basta que o candidato tenha conhecimento técnico, é preciso que ele se adapte ao clima organizacional da empresa. Quando essa adaptação não acontece, diversos problemas podem aparecer, colocando em risco o bom desempenho de outros colaboradores e da empresa como um todo.
  • Questões práticas: Além da contratação de funcionários, a gestão de recursos humanos ainda cuida de outros aspectos práticos que ajudam a fazer a empresa funcionar: pagamentos de funcionários e outros colaboradores, atestados médicos, articulação das férias dos colaboradores e eventuais demissões.
  • Intermediação entre direção e colaboradores: Cabe à gestão de recursos humanos realizar a intermediação entre o colaborador (seus anseios, reclamações, sugestões) e os setores gerenciais da organização.  Essa tarefa deve ser feita de modo a valorizar o profissional mas sem deixar de lado os pilares fundamentais da empresa.
  • Estabelecimento de metas: Trabalhar com a definição de metas e objetivos claros ajuda na produtividade e na organização da empresa. Muitas vezes cabe à gestão de recursos humanos traçar e acompanhar essas metas.
  • Manter talentos na empresa: Toda empresa acaba descobrindo talentos acima da média dentre seus colaboradores. Cuidar desses talentos, fazer com que eles se sintam valorizados e mantê-los na organização é uma das tarefas cruciais da boa gestão de recursos humanos. Tudo isso precisa ser feito de modo a não acabar desvalorizando os demais colaboradores da empresa.
  • Gestão de carreiras: Todo funcionário quer crescer. Muitos deles sonham em construir carreira na própria empresa. Criar e gerir as políticas de gestão de carreira da organização é uma das tarefas mais importantes que cabe à gestão de recursos humanos. Além de mostrar aos colaboradores que eles têm a chance de crescer na empresa, ainda é preciso acompanhar de perto seu desenvolvimento e sua produtividade.

Contrate uma boa gestão de recursos humanos

É uma tendência contemporânea que as empresas terceirizam os serviços de gestão de recursos humanos. Caso você decida fazer isso em sua organização, é preciso encontrar uma prestadora de serviços que vestirá a camisa de sua empresa e trabalhará para gerir o bem mais precioso de sua organização com o maior zelo possível. 

A Arruda Empresarial está há mais de 78 anos no mercado. Se transformou numa referência em Guarulhos e região prestando serviços de contabilidade e gestão de recursos humanos com a máxima qualidade possível. Conta com profissionais altamente qualificados e possui expertise para realizar uma gestão de recursos humanos eficiente, humanizada, organizada e focada em trazer à tona o melhor de cada funcionário. Entre em contato e saiba como cuidar da gestão de recursos humanos de sua empresa. 

Flaubert