O funcionamento de uma empresa requer uma rotina de obrigações essenciais para a manutenção do seu negócio. Não apenas o pagamento de impostos fazem parte dessas obrigações, como também fornecer informações a fim de produzir relatórios para ajudar na tomada de decisões, cumprir com as entregas das obrigações com a administração pública, criar relatórios para ajudar no controle interno, auxiliar a traçar metas e objetivos, entre outros.
Os Livros de escrituração são relatórios que fazem parte das rotinas contábeis da empresa. Eles auxiliam na gestão empresarial e registram os termos financeiros e patrimoniais na administração de uma empresa. Entre eles, destacam-se dois livros muito importantes para os negócios, são eles:
Livro diário: este livro deve registrar todas as movimentações diárias de valor que possam modificar a situação patrimonial de uma empresa. Pela legislação comercial, é um registro obrigatório para a escrituração comercial e contábil das organizações e deve obedecer às Normas Brasileiras de Contabilidade.
Nele, todas as operações devem ser lançadas em ordem cronológica, do primeiro ao último dia do ano, com individualização, clareza e referência aos documentos comprobatórios dos fatos. As folhas são numeradas, devem conter o termo de abertura e de encerramento, assinado pelo contador e proprietário e precisam ser autenticados junto à junta comercial
Pode ser escriturado de forma resumida, desde que sejam apresentados livros auxiliares e sejam conservados os documentos para sua verificação., o termo de abertura e de encerramento, a assinatura do empresário e do contador e a autenticação junto à Junta Comercial, feita após o envio pela empresa.
Os lançamentos feitos no Livro Diário poderão ser feitos diretamente ou por reprodução, ou ainda por meio eletrônico de dados.
Livro Razão: também chamado de Razão Auxiliar, é um livro contábil obrigatório para as empresas e serve para apresentar a movimentação analítica das contas escrituradas no Livro Diário e constantes no balanço da empresa. Por meio do Livro Razão, é possível fazer o controle de forma individualizada e detalhada, como:
No Livro Razão, o foco são aquelas contas que afetam o resultado do patrimônio da empresa, embora registre todas as contas.
Cada livro destina-se a uma finalidade diferente, dessa forma, Livro Razão e Livro Diário fazem parte das rotinas contábeis, auxiliam na gestão empresarial e devem ser escriturados pelas empresas a cada ano.
Para evitar riscos para sua empresa, entenda como o tipo de sociedade da sua empresa deve proceder. Conte com consultoria de profissionais com expertise de mercado da Arruda Empresarial. Entre em contato com nosso escritório em Guarulhos e conheça todos os serviços de contabilidade para seu negócio.